
Metamorfose é um filme de amadurecimento com uma abordagem bem-humorada e delicada sobre o assunto aceito, mas ainda amplamente incompreendido. Ele aborda a Intersexualidade, que é representada pela letra I em LGBTQIA+ (lésbica, gay, bissexual, transgênero, queer, intersex, assexual).
Nada em Adam de 14 anos, um estudante do ensino médio de uma cidade pequena, trai o fato de que ele é diferente. Por fora, ele é o adolescente típico que briga na escola, tem interesse em garotas e geralmente fica confuso com as coisas.
Mas depois de um fatídico dia de verão seu corpo finalmente o trai e é revelado que ele possui genitália ambígua, o que é conhecido clinicamente como hermafroditismo. Quando exames indicam que Adam está mais próximo de ser uma menina, seu pai religioso fica decidido a “corrigir” sua condição para que ele possa se tornar o que “Deus pretendia que ele fosse”.
Adam, que se identifica principalmente com o sexo masculino, se opõe veementemente a isso e ameaça fugir de tudo. Mas como se sua condição não fosse estressante o suficiente, ele começa a sentir os primeiros desejos, tanto como homem quanto como mulher. O que diabos um garoto ou garota deve fazer?